Rua Dom Wilsom Laus Schmidt, 277, Córrego Grande, Florianópolis/SC, Brasil

Por que estudar ESDE?

Para estudar o Espiritismo, a melhor forma é começar pelo começo. Muitas vezes confunde-se o estudo do espiritismo com o estudo dos fenômenos espirituais, reencarnação e coisas do gênero.

É claro que esses assuntos entram na pauta (fiquem tranquilos), porém, as implicações profundas que estas informações trazem, nos abrem portas a entendimentos de nossas vidas e do mundo, que levaremos muuuuito tempo para assimilar, entender, e com bastante dedicação…. colocar em prática.

Com a exibição de filmes de conotação espírita (Nosso Lar, Chico Xavier, entre outros) muitas informações começaram a aparecer com mais clareza, porém, são pequenos fragmentos de conhecimentos que, se bem chama a atenção de muitas pessoas, é ilusório pretender compreender uma doutrina que propõe uma forma de viver e se relacionar com outros e conosco, apenas com estas breves informações.

Mas, afinal, qual a diferença que faz na minha vida estudar Espiritismo através do ESDE (Estudo Sistemático da Doutrina Espírita?
A Doutrina Espírita lida com muita naturalidade com aspectos como a morte, espíritos, mediunidade entre outros. O ESDE é o curso preparado para começar a analisar estes aspectos, trazendo informações geradas dentro da Doutrina Espírita, começando pelo trabalho do Allan Kardec, e materiais complementares vindo de diversas áreas como a ciência e outras filosofias.

O ESDE é um lugar de debates. A postura é a de gerar conhecimento através da discussão livre e aberta em reuniões em que o coordenador e alunos interagem de forma ativa. Alguém com conhecimentos de biologia ou história, etc pode trazer informações para enriquecimento dos temas. Tudo é aproveitado, e nenhuma turma é igual a outra.

Como se divide o ESDE?
É dividido em 2 turmas:

  • ESDE I: é a porta de entrada ao Espiritismo. Aqui é estudado desde o início da Doutrina Espírita, e os aspectos que formam a base da doutrina espírita:
    – Deus
    – Vida após a morte
    – Mediunidade
    – Reencarnação
    – Vida em outros planetas
    e outros
  • ESDE II: aqui é analisado a forma de colocar em prática os fundamentos da Doutrina Espírita. É a parte ético moral do curso em que se começa a tratar de forma aberta a diferença entre teoria e prática.
    É ideal para quem concluiu o ESDE I e recomendado para todo trabalhador ou frequentador de Casa Espírita, pois, os assuntos tratados mudam com cada turma, e com a nossa própria visão de vida e de mundo.
    Alguns dos assuntos discutidos aqui são:

– Lei de ação e reação
– A sociedade
– A destruição x conservação
– Igualdades e desigualdades
e outros.

Quer conhecer o ESDE no ICEF?

O curso é presencial, ou seja, você deverá morar em Florianópolis/SC (ou pertinho, pelo menos) para poder vir até a nossa casa nos dias em que ocorrem os encontros. Porém, se não mora por aqui, toda Casa Espírita tem a sua versão deste curso. Visite as Casas próximas de você, pergunte pelo curso de ESDE e eles informarão a você como fazer.

Veja aqui quando são as turmas e faça a sua inscrição

Carlos Salinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *