Rua Dom Wilsom Laus Schmidt, 277, Córrego Grande, Florianópolis/SC, Brasil

Páscoa, o que significa para o Espiritismo?

Um equívoco muito comum é imaginar-se que a expressão Páscoa surgiu como comemoração do aparecimento de Jesus, (fisicamente falecido), aos apóstolos.

Outro equívoco comum é  a concepção de que Páscoa seria a comemoração da ressurreição  de Jesus, ou seja, após sua morte biológica, ele retornaria ao mundo espiritual em corpo físico e antes visitara os apóstolos. Tal fato teria se dado no domingo de páscoa.

O que é real?

A verdadeira comemoração da páscoa é muito anterior a passagem de Jesus na Terra.  Páscoa quer dizer comemoração da passagem, pois corresponde a passagem dos hebreus pelo deserto rumo a região da palestina, após sua libertação do Egito.

Há séculos os judeus comemoram a data da passagem e este é um dos dados exatos do que significava páscoa.

Como Jesus foi crucificado na sexta-feira que antecedia a comemoração da páscoa judaica e apareceu aos apóstolos  dois dias depois, exatamente no dia da páscoa judaica, gerou a confusão de que páscoa seria o dia do aparecimento de Jesus.

Com relação a ressurreição, ou seja, Jesus ter ascendido ao  mundo extrafísico com seu corpo biológico, sabemos  que, tal fato é incompatível com as leis da natureza (Leis de Deus) além do que, não faz  qualquer sentido para um Espírito de luz  retornar ao mundo extrafísico com as mazelas e características  fisiológicas  de um corpo terrestre.

O que ocorreu no dia da páscoa judaica  foi um fenômeno mediúnico onde os apóstolos  presenciaram a presença de Jesus.

Contudo, em termos de vivência familiar, é uma data de congraçamento, amorosidade e expressão de carinho entre as pessoas.

A origem do ovo da páscoa, e o coelho como símbolo da fertilidade, foram ingredientes que geraram um ar de doce fantasia, saudável quando pessoas se reúnem trocando presentes e desejando os melhores votos uns para com os outros.

Feliz páscoa!

Ricardo Di Bernardi

2 thoughts on “Páscoa, o que significa para o Espiritismo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *