Rua Dom Wilsom Laus Schmidt, 277, Córrego Grande, Florianópolis/SC, Brasil

O ICEF

O ICEF sempre foi um sonho de alguns espíritas estudiosos que, não encontrando, na época, casas espíritas que oportunizassem um fórum aberto ao debate fraterno, um momento de análise sobre as questões atuais da humanidade, um estudo comparativo com as demais linhas espiritualistas e um aprofundamento no estudo da doutrina espírita idealizaram um Instituto de Cultura Espírita.
Foi consenso, entre os fundadores do ICEF, que o mesmo seria filiado a Federação Espírita Catarinense, o que facilitaria a divulgação dos estudos, além da nova instituição colaborar efetivamente com a abertura de novos horizontes ao movimento espírita. Entre os fundadores do ICEF encontrava-se Ari Kardec Bosco de Melo, Presidente da Federativa Catarinense.

O ICEF, teve a preocupação de não descuidar de nenhum dos aspectos da Doutrina Espírita, promovendo atividades em todos os setores, mas, prioritariamente, visando o estudo, a pesquisa e a divulgação da doutrina espírita. Editar livros, revistas, organizar congressos, promover encontros e oportunizar o diálogo e o debate fraterno são propostas do seu estatuto.
Propõe-se, acima de tudo, ser um fórum de debates na interpretação das obras espíritas. Exerce, também, as funções de um Centro Espírita-filiado a Federação, – embora, advogue e permita a investigação e o estudo de todos os ramos da ciência humana que possam contribuir para o conhecimento da espiritualidade.
O ICEF é dirigido por um Conselho Deliberativo de 12 membros e uma Diretoria Executiva esta última renovada a cada três anos. Participaram da reunião inaugural que resultou na fundação do ICEF as seguintes pessoas: Ricardo Di Bernardi, Helena Di Bernardi, Mário Lange de S. Thiago, Francisco Fialho, José Fernando de Souza Fonseca, Márcio Antônio de Lima, Ari Kardec de Mello, Luiz Arlindo Teixeira, Osni Ramos, Victor Hugo Teixeira, Ronaldo Rosa Franco, Sueli Garcia, Luis Antonio Silva Martins, Reinaldo Di Bernardi, Telmo Souto Maior, Pedro Costa Soares e Walter Lange Junior.
A primeira sede das reuniões do ICEF foi na Avenida Mauro Ramos, 1743, no prédio da Federação Espírita Catarinense, no centro de Florianópolis.
Atualmente as reuniões do ICEF ocorrem na Rua: Dom Wilson Laus Schmidt 277 – Bairro: Córrego Grande.